top of page

Mobilidade de professores

O projeto “Novos caminhos para a aprendizagem”, desenvolvido no nosso agrupamento no âmbito do programa Erasmus +, para além da implementação de atividades com alunos, pretende também apoiar o desenvolvimento profissional do pessoal docente, através da criação de oportunidades de formação no estrangeiro para nove professores de várias áreas disciplinares. 

O projeto, com início a 01/09/2022 e conclusão a 02/03/2024, prevê a possibilidade de os docentes apresentarem propostas de frequência de ações/cursos, em resposta às suas necessidades de formação e que se enquadrem em metodologias ativas e/ou métodos de ensino inovadores (Inquiry Based Learning, trabalho de projeto e/ ou outras nas quais o aluno é um agente ativo no processo de aprendizagem).

Dado que o projeto é financiado pela UE, os custos associados à propina do curso, ao alojamento, à subsistência e à viagem serão cobertos por uma bolsa (subvenção unitária), de acordo com a banda de distância e o tipo de viagem. 

Cursos, critérios de seleção e candidatura

Lista de docentes selecionados 

ERASMUS em FLORENÇA

Debaixo de um calor tórrido do mês de Julho aterramos no aeroporto de Florença para mergulhar numa experiência multicultural e multidisciplinar. 
Intencionalmente, a caminho das aulas, perdemo-nos algumas vezes no desenho das ruas estreitas o que permitiu descobrir para conhecer melhor a cidade. No desenrolar das atividades tomámos consciência que os nossos colegas vindos de outros territórios tinham realidades muito diferentes mas, também semelhantes das nossas o que tornou a partilha diária muito interessante. 
Interagimos, refletimos, aprendemos novas formas de trabalhar em sala de aula aprendizagens ativas, jogos de quebra-gelo, técnicas de trabalho de projeto/grupo…
Depois de uma manhã muito agradável de descoberta, aquisição e partilha de experiências e conhecimentos visitamos museus, museus e mais museus porque, somos Professoras da área das Artes Plásticas. 
No regresso, debaixo de um sol tórrido, viemos de coração cheio, com as malas repletas de ideias e com a memória, tanto a nível pessoal como profissional, de que foi uma semana excecional; conhecemos pessoas incríveis, tanto colegas como  formadora que muito contribuíram para o sucesso de cada dia que sonhamos poder voltar a repetir…    

Imagem3.jpg

Alexandra Rio e Alice Galego

Imagem1.jpg
Imagem2.jpg

A nossa experiência Erasmus +

Foi com grandes expectativa que nos inscrevemos no curso, dinamizado pelo Europass Teacher Academy, “Classroom management solutions for teachers: New Methodologies, Effective Motivation, Cooperation and Evaluation Strategies”, que se realizou na bela cidade de Florença entre 17 a 22 de julho de 2023. A escolha deste curso justificou-se pois nos últimos anos temos sentido cada vez mais dificuldade em motivar os alunos para a aprendizagem e temos consciência de que é urgente encontrar estratégias que dêem respostas eficazes para uma grande diversidade de alunos.
Reconhecendo a relevância da implementação de metodologias ativas em sala de aula, que coloquem os alunos no centro da aprendizagem, e tirando também partido dos recursos tecnológicos entretanto desenvolvidos, pareceu-nos que este curso poderia contribuir para encontrar respostas para as nossas necessidades.
A oportunidade de realizar uma formação noutro país da Europa, partilhando experiências com colegas de outras nacionalidades, e com realidades diferentes da nossa, acrescentava valor a esta experiência. Além disso, permitir-nos-ia conhecer uma cidade europeia que não conhecíamos.
Assim, no domingo, dia 16 de julho iniciamos a nossa “aventura” por terras italianas.

                               Ao longo da semana fizemos várias atividades interessantes.

                               As atividades iniciais incluíram diversas atividades de "quebra gelo" que nos ajudaram

                               a conhecer os colegas e a sentirmo-nos mais à vontade uns com os outros e a                                             desbloquear a utilização da língua inglesa como forma de comunicação.

                                  Todas as Escolas participantes fizeram uma pequena apresentação da sua Escola, e do contexto envolvente, contribuindo para que todos conhecêssemos um pouco da realidade (escolar e geográfica) dos diferentes países. Destacamos a grande diversidade cultural do nosso grupo que para além de nós, portuguesas, incluía professores da Croácia, Polónia, Hungria, Roménia e do Egipto. A nossa formadora era de nacionalidade Italiana e, como tal, pudemos também conhecer a realidade do seu país.

Ao longo da semana, em cada dia, foram abordadas diferentes temáticas, entre os quais Metodologia de Ensino Centrado no Aluno; os 4C ́s (Colaboração, Comunicação, Criatividade e Pensamento Crítico); Estratégias de Trabalho em Grupo; Sala de Aula Invertida; ICT, Motivação; Avaliação e Feedback.

No decorrer das sessões desenvolvemos várias tarefas, em pequeno e em grande grupo, acompanhadas de alguma informação teórica, onde foram discutidas ideias, partilhadas experiências e dificuldades, entre os participantes. Momentos importantes que nos proporcionaram reflexões interessantes e conhecer outras formas de resolver/superar algumas das dificuldades que sentimos.

 

 

Uma mais valia deste curso foi a possibilidade de conhecer, discutir e refletir sobre uma inovadora metodologia de trabalho que nunca tivemos oportunidade de experimentar nas nossas aulas, e que altera o paradigma de sala de aula - Flipped Classroom ou sala de aula invertida. Apesar do desafio que representa, reconhecemos as suas potencialidades e ficámos com vontade, e ferramentas, para a procurar implementar com os nossos alunos.

Consideramos que toda a experiência foi extremamente enriquecedora em termos pessoais e profissionais. O conhecimento e troca de experiências com colegas de outras nacionalidades foi muito importante para uma melhor compreensão do Ensino nos diferentes países. Do ponto de vista cultural foi também muito rica, pois deu-nos a oportunidade de visitar monumentos e museus relacionados com a nossa área de conhecimento (Matemática)

No final da semana de trabalho, foto de “família”!

Connosco trouxemos um sorriso na cara e uma mochila cheia de ideias para partilhar com os nossos colegas em Portugal!

Ana Tudella & Rita Mestre

image.png
image.png
image.png
image.png
Dodecaedro (Museu Galileo, Florença)
image.png
image.png
image.png
image.png
image.png

Uma busca de conhecimento e cultura em Amesterdão

Perante a possibilidade de poder realizar uma formação no âmbito do Erasmus +,começámos de imediato a pensar sobre qual o curso que nos interessava, em que cidade seria aliciante frequentá-lo e o período de tempo que seria adequado, uma vez que estando a participar no curso, não poderíamos estar presentes no Agrupamento. Após algum tempo de reflexão e algumas informações recebidas, optámos pela cidade de Amesterdão, meados do mês de julho e pelo curso «21st Century Skills for Teachers and Students».
A escolha do curso foi consensual porque sentíamos a necessidade de conhecer e desenvolver novas metodologias que permitissem dinamizar as nossas práticas letivas e promover as competências dos nossos alunos.
A 8 de julho, começou a nossa aventura formativa.

Chegados a Amesterdão com um «ligeiro» atraso, tivemos a possibilidade de, ainda antes do curso começar, contactarmos com a vivência daquele povo e sentirmos toda aquela mistura de cores, sons e  personalidades. A cidade de Amesterdão estava repleta de turistas e o intenso movimento de bicicletas obrigava, a todos nós, uma atenção redobrada para evitarmos qualquer situação mais complicada.
O primeiro dia de curso foi um momento de descoberta e de partilha. Conhecemos os nossos colegas, oriundos de vários países europeus e o nosso formador Jarek Sacharski. Criou-se, de imediato, um espírito colaborativo bastante forte e uma dinâmica de trabalho e partilha bastante profícuo. A amizade, que se foi desenvolvendo, permitiu que todos se sentissem à vontade para expor as suas ideias e ouvir as opiniões dos restantes participantes.
Após as apresentações, começámos a falar da crescente diversidade que existe nas nossas turmas e na importância de estabelecer com todos os intervenientes do nosso contexto escolar uma boa comunicação. Perante grupos de estudantes tão diversificados salientou-se a importância de diferenciar as práticas e promover o espírito crítico e criativo de todos eles.
Várias foram as metodologias abordadas como «Inquiry-Based Learning», «Flipped Classroom» ou «Differentiated Learning», com exemplos práticos e um conjunto de tarefas realizadas em grupo. 

Foi uma experiência inesquecível!

Esta experiência, proporcionada pelo programa Erasmus +, foi  bastante desafiadora .
Além de termos tido a oportunidade de vivenciar, de forma imersiva, uma cultura totalmente diferente, foi possível, ainda, contactar com professores oriundos de outros países de culturas e línguas diversas, o que potenciou a troca de ideias, experiências e práticas pedagógicas. Aprofundamos o nosso conhecimento sobre sistemas de ensino, novas metodologias e ferramentas digitais.
Ficou a vontade de repetir, convictos dos benefícios inegáveis para todos os agentes educativos.
 

 Graciette Sanches, Lisete Sepúlveda e Pedro Alfaiate

Student-centered Classroom (Amesterdão)

Decorreu entre os dias 26 de junho e 1 de julho, na escola Molinos de Viento, dinamizado pela EuropassTeacher Academy.
Foi uma experiência única e muito enriquecedora tanto a nível pessoal, como profissional. O curso estava muito bem organizado e permitiu aprender e refletir sobre o trabalho que desenvolvemos na escola.

Durante essa semana o trabalho incidiu na abordagem de estratégias que colocam o aluno no centro da aprendizagem (exemplos: Inquiry Based Learning, trabalho de projeto, aula invertida, aprendizagem por problemas,... ) e que dão resposta às suas diferenças e aos seus interesses. Foram utilizadas, maioritariamente, atividades de interação e de carácter prático, como dinâmicas de grupo, jogos, planificação e partilha de atividades/aulas, atividades criativas, partilha de experiências e de ideias. Houve também momentos de reflexão em pequeno grupo ou individualmente.

A formação teve uma forte componente de partilha de ideias e de experiências entre os professores de diferentes países (Itália, Chipre, Bulgária e Polónia).

Marlene Serras e Paula Santos
 

WORKSHOPS

Na sequência dos cursos de formação realizados no estrangeiro, decorreram, no dia 11 de janeiro, quatro workshops, nos quais os professores tiveram a oportunidade de partilhar aprendizagens com outros professores do agrupamento.

Foi um final de tarde diferente; como momentos de partilha, de desafios, de aprendizagem e de boa disposição!

image.png
image.png
image.png
image.png
bottom of page