top of page

Participação de alunos

image.png

O projeto “Novos caminhos para a aprendizagem” a decorrer de 01/09/2022 até 29/02/2024 constitui uma excelente oportunidade para os alunos desenvolverem várias competências (comunicativas em línguas estrangeiras, digitais, pessoais, sociais…), participando em atividades relacionadas com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (O.D.S.), um tema considerado fundamental no nosso agrupamento. A sua implementação decorrerá através da realização de atividades escolares e extracurriculares, de acordo com a seguinte tipologia: acolhimento de grupos de alunos e de professores estrangeiros; mobilidade ao estrangeiro; desenvolvimento de atividades de pesquisa, elaboração de materiais (vídeos, apresentações, infografias, reportagens, questionários…), individualmente ou em grupo, de forma assíncrona ou em sessões de trabalho presencial a agendar conforme as necessidades.

Seleção de alunos

A 1.ª fase de seleção de alunos para participarem nas atividades do projeto “Novos Caminhos para a Aprendizagem” do programa Erasmus+ durante o ano letivo de 2023-2024, decorreu nos meses de setembro e outubro de 2023. Na seleção dos alunos foram considerados os seguintes  aspetos: motivação, empenho, envolvimento em atividades promovidas pela escola e comportamento. Foi valorizada a  participação de jovens com menos oportunidades* e que nunca participaram em mobilidades no âmbito do programa Erasmus+. A seleção foi efetuada com base num sistema de pontuação. 

image.png
image.png
image.png

Entre os dias18 e 22 de setembro de 2024 decorreu a 2ª fase de seleção de alunos.

Nesta seleção foi dada prioridade a alunos do Ensino Secundário com menos oportunidades e alunos que nunca tinham participado em atividades de mobilidade no âmbito do programa Erasmus+.

Foram ainda considerados os seguintes critérios na seleção de alunos: motivação, empenho, envolvimento em atividades promovidas pela escola, comportamento, necessidades de desenvolvimento pessoal e de aprendizagem. 

*- As pessoas com menos oportunidades são pessoas que, por motivos económicos, sociais, culturais, geográficos ou de saúde, devido à origem migrante, por motivos relativos à deficiência ou dificuldades educativas ou por quaisquer outros motivos, nomeadamente os que podem dar azo a práticas discriminatórias constantes do artigo 21.º da Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia, enfrentam obstáculos que as impedem de ter acesso efetivo a oportunidades de educação ao abrigo do programa.

Imagem WhatsApp 2024-02-08 às 16.39.31_b6d00255.jpg

Mobilidade a Udine, Itália

12 a 19 de dezembro de 2023

Vinte alunos do ensino secundário deslocaram-se à localidade de Udine para visitar o I.S.I.S. “A. Malignani".  Participaram em atividades colaborativas com os alunos italianos e tiveram a oportunidade de conhecer a cidade e a riqueza paisagística, arquitetónica e cultural da região. Foi uma experiência que permitiu desenvolver competências comunicativas, adquirir aprendizagens e ganhar consciência do projeto europeu e dos valores da União Europeia.

image.png
bottom of page